Algumas medidas de baixo investimento em empresas de transporte são soluções viáveis para harmonizar ganhos econômicos com benefícios ambientais. A diminuição do uso de combustíveis, os cuidados com a manutenção dos carros e a conscientização de trabalhadores são medidas simples, que se multiplicam em resultados onde todos saem ganhando: as empresas, com a economia nos gastos; os trabalhadores, com capacitação e valorização no mercado de trabalho; e a população pela diminuição de emissões de gases poluentes e consequente melhoria do ar.

Apostando nesta fórmula, em 2002, a Federação dos Transportes – Cepimar criou o Prêmio  Melhoria da Qualidade do Ar, para divulgar as ações das empresas de transporte de Passageiros e  de Cargas comprometidas com o meio ambiente. Em edições anuais, o Prêmio indica os resultados da redução dos gases poluentes e estimula a adoção de medidas de conservação ambiental nas comunidades.

O Prêmio  Melhoria da Qualidade do Ar mobilizou ecologistas e entidades que atuam em favor da causa ambiental, aproximando as ações da Federação das alternativas para a economia sustentável experimentadas na sociedade. Por isso, logo na segunda edição do Prêmio, em 2003, a Federação instituiu o Troféu Destaque Ambiental, premiando um de seus parceiros por seus trabalhos. Até 2010, o Troféu Destaque Ambiental foi concedido para vinte e quatro personalidades ou grupos da sociedade civil organizada que atuam no Ceará, Piauí e Maranhão.

Em 2005, foi criado o Certificado de Qualidade – Empresa 100% entregue às empresas de transporte que não apresentem multas ambientais e comprovem 100% de aprovação em sua frota operante, através das aferições de motores realizadas pelo Núcleo Socioambiental da Federação.