Quando a Federação dos Transportes – Cepimar concluiu a pesquisas para a elaboração dos Memoriais Fotográficos em 1999, um grande conjunto de documentos sobre o passado do transporte coletivo havia sido reunido. No Ceará, Piauí e Maranhão eram milhares de fotografias, recortes de jornais, livros e outros estudos recolhidos em diversas instituições do Brasil.

Rapidamente, os documentos despertaram interesse dos pesquisadores e se tornaram mananciais de informações muito procurados. A partir de 2001, a Federação dos Transportes – Cepimar iniciou a disponibilização dos acervos virtuais no CearáPiauí Maranhão para democratizar o conhecimento através da rede de computadores para consulta à distância.

Em 2004, com o trabalho cotidiano de coleta de fontes, o acervo documental do Ceará se ampliara e diversificara. Naquele ano foram implantadas rotinas de conservação e classificação para proporcionar o acesso aos originais. O trabalho resultou no Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte do Ceará, um dos mais completos arquivos sobre o transporte coletivo do Brasil, com mais de 50.000 peças de várias proveniências e espécies, além de hemeroteca e biblioteca. Hoje, a coleção de ilustrações do acervo dispõe de catálogo informatizado, capaz de recuperar informações sobre mais de 5.000 fotografias, desenhos, charges, caricaturas, tirinhas e todos os documentos iconográficos da Federação.

O Centro de Documentação realiza estudos, exposições, publicações, palestras e fomenta pesquisas sobre a história do transporte e das cidades. Assim, foi integrado ao Sistema Nacional de Museus do Ministério da Cultura em 2006. Em 2010, ele se tornou parte do Centro Cultural do Transporte da Federação.

O Centro de Documentação recebe visitantes na sala Eurico Galhardi, no 1º andar do Sest Senat Fortaleza
de segundas às sextas feiras, das 8:00 às 17:00 horas.

Endereço: Rua Dona Leopoldina, 1.050 – Centro – Fortaleza.
Informações (85) 3252-2624.

Caderno de Pesquisa

Textos, artigos publicados, transcrições de palestras, dissertações, resumos de comunicações e eventos organizados pelo Centro de Documentação do Transporte são fontes para o conhecimento. Essa produção intelectual, fundada em cuidadosos ...

Uma história para contar

Lançado em abril de 2009, o projeto Uma História para Contar pretende criar um banco de história oral de passageiros, motoristas, empresários, cobradores e de pessoas envolvidas com o transporte coletivo no ...