Foto aferição DespoluirNesse começo de século, o modelo de desenvolvimento baseado nos combustíveis fósseis e energias não renováveis tem mostrado seu esgotamento. Derretimento de geleiras, aquecimento dos oceanos, tempestades e enchentes são sinais que as expectativas e padrões de consumo de nosso tempo já saturaram os recursos naturais disponíveis no planeta. Num mundo com profundas mudanças climáticas em curso, o transporte é uma das peças chave do caminho ecologicamente equilibrado.

Consciente de seu papel na conservação dos recursos naturais, em 2007, a Confederação Nacional do Transporte – CNT, criou o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. No mesmo ano, o Despoluir chegou à Federação dos Transportes – Cepimar, para atender aos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

O Despoluir é uma linha de ações sincronizadas que promovem o engajamento dos transportadores e da sociedade nas práticas de transporte ambientalmente correto. Suas atividades envolvem diagnósticos, aferições de motores, conscientização e implantação de rotinas nas empresas de ônibus e cargas que possam contribuir para redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera. Junto disso, o Despoluir dissemina uma nova compreensão sobre o progresso, onde a qualidade – e não quantidade – é valorizada.

Por isso, o Despoluir representa uma nova visão de gestão empresarial, que compatibiliza desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade. Além dos inegáveis benefícios à atmosfera, as ações do programa apontam para economia de custos com combustíveis, aumento da eficiência operacional das empresas e novas oportunidades de negócios, com a adoção de tecnologias limpas e projetos de créditos de carbono.


EQUIPE40.1 copy

Coordenador: Marcelo Brasil
marcelobrasil@cepimar.org.br

Técnico Despoluir – Fortaleza/CE
André Soares
andre@cepimar.org.br

Marcelo Oliveira
marcelo@cepimar.org.br

Técnico Despoluir – Teresina/PI
Tadeu Goiabeira
tadeu@cepimar.org.br

Técnico Despoluir – São Luis/MA
Édypo Costa
e.costa@cepimar.org.br

 

 

 

Como participar

Os serviços oferecidos a empresas e caminhoneiros autônomos são gratuitos. Para participar, basta entrar em contato com a Federação dos Transportes – CEPIMAR e solicitar a visita da equipe técnica. Mais informações podem ser obtidas  com a coordenação do Programa através do telefone (85) 3261.7066 ou e-mail.

Como funciona

?A avaliação é feita com base nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

Os ensaios para medição de opacidade são realizados com base na Resolução 418/09 do Conama e Instrução Normativa nº 06 do IBAMA. A opacidade é medida pelo opacímetro, tipo fluxo parcial, de acordo com a ISO11614.