centro-cultural-cepimarLogo nas suas primeiras viagens em fins do século 19, os pequenos ônibus e os antigos bondes puxados por burros se misturaram

no cotidiano das cidades e estradas no Ceará, Piauí e Maranhão. E se tornaram personagens indispensáveis à vida, assim que as pessoas experimentaram as facilidades de ir e vir que o incipiente sistema de transporte público trazia.

Nesses mais de cem anos de história, o transporte de passageiros virou um dos mais importantes instrumentos para aproximar as gentes e promover as trocas de ideias e de coisas. Então, nos rastros dos carros foram se desenhando novos caminhos, enquanto os lugares se espalhavam sobre limites cada vez mais distantes. E o transporte foi se transformando, no mesmo passo das ideias, das técnicas e das pessoas. É por isso que as histórias do transporte se confundem com as histórias de todos nós.

Através do Centro Cultural do Transporte, a Federação dos Transportes – Cepimar –desenvolve ações de formação de acervo, pesquisa, publicações, exposições e encontros que preservam e divulgam o patrimônio histórico e a cultura dos transportadores do Ceará, Piauí e Maranhão.